Escuto muito sobre estratégias agressivas de expansão e crescimento acelerado criadas a partir da entrada de investidores nos negócios. A injeção de novo fôlego financeiro cria expectativas de que os problemas que limitavam o crescimento serão varridos.
Na verdade, o buraco é mais embaixo…
Sem um diagnóstico estratégico, a empresa e investidores podem ficar às cegas, sem perceber “problemas escondidos”, não aparentes nos números e relatórios apresentados. Com olhar holístico e multidisciplinar, devemos observar com profundidade o desempenho da empresa como um todo, detectar as reais oportunidades de melhorias e conhecer as forças e fraquezas das estruturas organizacionais (pessoas, tecnologias, processos).
Em recentes empreitadas que participei, me deparei com algumas situações onde investidores e empresários juntos construíram expectativas para o negócio sem a visão prévia que somente um diagnóstico estratégico bem feito é capaz de trazer. E aqui não falo de Due-dilligences ou modelagens financeiras, falo de um mergulho profundo que vá na operação, entenda a fundo o negócio, conheça bem clientes, produtos e concorrentes, construindo assim a ponte da estratégia com a prática.
Por conta dessa lacuna percebida no mercado, escreveremos nos próximos posts do blog uma sequência de assuntos importantes que devem ser avaliados com mais carinho por investidores e empresários em seus planejamentos de longo-prazo para o negócio.
Espero que nossas palavras sejam úteis para seus negócios!