Se levarmos em conta o real significado de estratégia, veremos que embora muitas empresas façam seus planejamentos, muitas não possuem foco estratégico claro. Estratégia é bem diferente de planejamento.
Planejar significa detalhar metas, atividades e prazos de modo a atingir objetivos com o melhor uso possível dos recursos. Estratégia, por sua vez, significa escolher seus objetivos, o rumo que se quer para o negócio.
As empresas competem em ambientes hostis com limitação de recursos. Mal ou bem, fazem planejamento para seus negócios. Porém muitas vezes o fazem sem direcionamento estratégico claro. Se planejamento nasce do presente, estratégia nasce do futuro.
Estratégia é repensar e reimaginar o negócio. É visualizar o posicionamento único que será construído. Estratégia é escolher com convicção o que se quer para o futuro do negócio, qual a vocação que este assumirá amanhã.
O conceito de Intento Estratégico cumpre exatamente este papel. Pouco conhecido e praticado pela maioria dos empresários e empreendedores, o intento estratégico ajuda a empresa a “dar cara” para o futuro pretendido ao se construir mentalmente a concepção do futuro da empresa. É a essência de se fazer estratégia. O Intento descreve o destino da organização e responde à pergunta: o que exatamente estamos tentando realizar?
O intento traz metas inerentes de superação, que forçam o negócio a competir de forma inovadora. Pode ser descrito em uma frase que traduz o sentimento de dever da empresa no longo prazo. Um compromisso com seu próprio futuro. Fornece sentido de orientação, um ponto de vista particular sobre o mercado no longo prazo e a posição competitiva que a organização deve ocupar.
O intento estratégico deve fornecer um sentido de desafio, um objetivo maior em torno do qual focaremos as energias de toda a organização, engajando os membros da empresa a partir de uma promessa de uma jornada de desafio, aprendizado e conquista.
E você, sabe qual seu intento estratégico?