A construção de uma cultura envolve um investimento simultâneo em boas práticas de gestão, olhar clínico para o desempenho das pessoas, desenvolvimento de líderes, rotinas e processos. Só um esforço contínuo em todas essas frentes é capaz de construir culturas realmente fortes.
Muitos desistem no meio do caminho. Afinal, cultura é algo intangível, difícil pegar e tocar. Você simplesmente a percebe a partir dos seus efeitos e sintomas: quando, por exemplo, um cliente é mal atendido ou um trabalho é mal feito. Percebemos falhas na cultura através de comportamentos recorrentes dentro da empresa que não refletem os valores da organização.
Negócios baseados em culturas sólidas crescem acima da média e perduram. É o que faz a IBM, empresa de mais de 100 anos de existência, continuar sendo inovadora; a Nike manter os mesmos conceitos ao longo de décadas; a Coca-Cola, com os seu 128 anos, continuar construindo elos emocionais com seus consumidores de diferentes gerações.
Por trás de grandes marcas, existem grandes culturas. A identidade é a alma de uma empresa, faz ela se manter firme nas suas convicções através dos tempos.
O que tem em comum em todos os casos acima é a força de um DNA próprio. A cultura nessas empresas permeia tudo: a forma como se comunicam, a personalidade das pessoas que lá trabalham, os produtos desenvolvidos, o perfil dos clientes que consomem.
Mas como construir uma cultura empresarial sólida?
O desenvolvimento de uma cultura se dá a partir de um trabalho simultâneo em diversas frentes da organização: seus processos, comportamento dos colaboradores, métricas de desempenho, rotinas de gestão, entre outros.
Para que se faça um trabalho de desenvolvimento da cultura integrado em toda a organização, sugerimos aos líderes algumas questões a serem refletidas:
- Quais as diretrizes de branding e posicionamento do negócio?
- O que precisa mudar ou ser desenvolvido na empresa para garantir que o posicionamento se materialize na prática?
- Quais comportamentos são esperados dos colaboradores?
- Os atributos da marca foram desdobrados em valores e competências a serem incorporados na avaliação dos colaboradores da empresa?
- Existe algum planejamento integrado que atrele os comportamentos esperados da equipe aos processos, layout físico e métricas de desempenho?
- Em todos os pontos de contato com a marca, a jornada do cliente foi pensada reflete a cultura almejada?
- Qual o impacto do posicionamento adotado nas tecnologias do negócio (aplicativos, sistemas, meios de comunicação, etc.)?
- O modelo de gestão (metas, indicadores, reuniões gerenciais) está em linha com a cultura definida?
- Existe um roadmap de transformação da cultura atrelado aos projetos e iniciativas em desenvolvimento na empresa?
Cultura é o modo como a empresa se posiciona na sociedade, o modo como atua. É, portanto, crucial investir em seu fortalecimento. Esse trabalho é complexo, holístico e estratégico. Não tem atalho.